Em meio a uma tempestade de areia uma sonda europeia prepara-se para aterrissar em marte
- Guilherme Caruso
- 12 de out. de 2016
- 1 min de leitura

Módulo europeu Schiaparelli provavelmente pousará no planeta vermelho na próxima semana. As previsões climáticas não são muito boas ,incluindo grandes tempestades de areia
“Parte do programa ExoMars, da Agência Espacial Europeia (Esa, na sigla em inglês), o módulo foi lançado no dia 14 de março e vai realizar estudos ambientais no planeta vermelho.”(G1)
Mesmo com as tempestades a ESA acredita que isso não irá atrapalhar na aterrissagem do objeto.
"Sempre soubemos da possibilidade de aterrissagem durante uma tempestade de areia e a Schiaparelli foi projetada pensando nisso", disse Jorge Vago, cientista de projetos da agência europeia.
"Pode ser uma oportunidade interessante para coletar dados sobre a eletrificação de atmosferas com a presença de areia", explicou ele - a Schiaparelli está transportando para Marte o primeiro instrumento dedicado a esse propósito. "Pode ser uma oportunidade interessante para coletar dados sobre a eletrificação de atmosferas com a presença de areia", explicou ele - a Schiaparelli está transportando para Marte o primeiro instrumento dedicado a esse propósito.
Mesmo tendo pouca possibilidade a NASA (sigla em inglês para “Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica”) ressaltou na divulgação da tempestade que o fenômeno pode chegar a nível de se tornar um invólucro total do planeta
De qualquer forma ,os cientistas garantem que estão prontos colocando apenas um ponto
"A única coisa que pode ser afetada é a captação de imagens durante a descida", explica o diretor de voo Michel Denis. "Talvez a visibilidade da superfície seja afetada se a quantidade de vento e poeira for muito grande."
Fonte: G1
Comentários